Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cada um dá o que tem, mas o aprendizado sempre ocorre para todos.

A vida nos dá a oportunidade de fazer escolhas o tempo todo. Todos levamos algo interno de uma herança de vida baseada em valores, experiências e aprendizados. Somente nós é que podemos transformar nossa vida em algo bom ou ruim, nós é que temos o poder de escolher entre a felicidade e a tristeza, entre a busca pela evolução integral e sincera (conosco mesmo) ou a ilusão de que estamos evoluindo.
Evoluir é difícil, dói, exige reflexão, dedicação, auto-crítica e uma honestidade que transcende o nosso orgulho, e que seja mais forte que as armadilhas do ego, que nos cega com pensamentos determinados a nos conduzir por uma cegueira que no fim nos deixa em situações dramáticas, infernais e desgastantes.

O conceito de amizade, muitas vezes é confundido pelas pessoas: muitas, acham que ser amigo é ser omisso, é se calar diante de uma oportunidade de crescimento, ou de fazer uma crítica com objetivo construtivo. Ser amigo na verdade é (também) alertar, mas isso  exige tato, nem sempre o outro está preparado para ouvir você, e muitas vezes vai te achar arrogante ou pretensioso. Se for uma pessoa mais emocional e suscetível, ainda pode se ofender e começar a TE ofender.

Nesse caso, a discrição é a melhor saída. melhor não levar adiante, mesmo que você seja instigado, mesmo que tenha que se defender de palavras maliciosas com o objetivo de te derrubar.
Há pessoas que em estado tão baixo de consciência e energia, não conseguem enxergar o que é bom ou ruim para elas. Na defensiva, por falta de equilíbrio, acabam sendo agressivas como forma de se "auto bastarem", é uma forma de mascarar a falta de segurança em si mesmas. Acabam falando demais, ficando histéricas, fazendo intrigas e depois se fazendo de vítimas. Claro que esse tipo de pessoa atrai o pior tipo de pessoas também. 
Vale refletir até que ponto vale a pena nos envolver, nos relacionar e nos vincular com esses seres?
Ninguém é redentor de ninguém, e mesmo que haja algum afeto ou amizade, talvez o preço desse vínculo seja caro demais, desgastante demais, porque enquanto você der uma crítica construtiva, receberá uma destrutiva, enquanto você tentar ser enérgica para alertar, receberá incompreensão.
Os estados baixos de energia deixam a pessoa sem capacidade de raciocinar, refletir com clareza, distinguir os pensamentos dela, dos pensamentos vindos do sistema instintivo. Isso as deixa infeliz, irritadiça e a ponto de estourar - o que pode ser maléfico para todos ao redor.

Nos relacionar com pessoas que temos afinidade é a forma mais inteligente de manter nosso equilíbrio. Não digo que tenhamos que deixar de conviver com outros perfis, é sempre bom exercitar nossa capacidade de transitar em diversas esferas e saber lidar com tipos diferentes, mas para vinculação mais intensa, o melhor é sempre seguir nosso sistema sensível, nossa intuição - e mesmo que você goste da pessoa, se afaste se ela não lhe traz coisas positivas, até que, pelo menos ela se equilibre e seja digna de sua confiança... Ou simplesmente desapegue!

O contato com o outro sempre nos faz crescer em algum aspecto, mesmo que no caos. Nós aprendemos até quando vemos as deficiências psicológicas alheias! Quando vemos no outro uma conduta maléfica, temos a oportunidade de registrar para não fazer igual. Ao mesmo tempo, quando nos deixamos levar pelo impulso de retrucar alguma provocação, depois sempre nos sentimos arrependidos - por isso, pensar antes de falar é muito importante, palavras ao vento nunca voltam atrás, e mesmo que você seja insultado, vale lembrar que o que os outros vêem em você, nada mais é do que reflexo daquilo que eles mais precisam trabalhar em si mesmos, por isso, devemos agradecer a oportunidade até dos sapos que engolimos.

O aprendizado sempre existe e para os dois lados! Estamos todos incompletos nesse mundo e só nos completamos com os encontros e desencontros, por isso, não vamos perder tempo com raiva de ninguém. Ninguém merece que você suje o seu corpo com  toxinas energéticas!

2 comentários:

  1. O aprendizado sempre existe e para os dois lados!
    Mas acima de tudo é prciso estar atento, pois algumas vezes onde cremos ser os professores não passamos de meros alunos, em outras, somos aquele chato que sempre acredita estar com a razão.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, anônimo!
    Você tem toda razão!

    ResponderExcluir