Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

A herança do pensamento

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
 
 O ser humano é o herdeiro universal de todos os dons da Criação. Mas isto não quer dizer que os herde naturalmente; significa somente que é o único que pode herdá-los. Pode herdar todo o bom como todo o mau que existe, segundo sejam suas inclinações e o grau de discernimento alcançado. Conceituamos, pois, de primordial importância para a vida da pessoa: a herança do pensamento.
 
Por uma lei sábia e universal, inalterável e inexorável, os legados da inteligência pertencem à humanidade



Os pensamentos de alta hierarquia moral e mental que animaram a vida de tantos homens esforçados e abnegados, de renome mundial, não recolheram suas asas ao se extinguir essas vidas, nem se ocultaram entre as páginas do último sonho ou entre as sombras da última morada; ao contrário disso, remontaram o voo e, em fecundas e gloriosas etapas, cruzando mares e continentes, espalharam pelo mundo os benefícios de sua presença, como agentes precursores de grandes verdades e como auxiliares poderosos do entendimento humano. Assim, navegando pelos céus de todos os povos que existem na Terra, já vimos os nomes de gênios, sábios e heróis de cruzadas eternamente memoráveis.


Os velhos mestres da Antiguidade, entre os quais estiveram pensadores famosos e filósofos, se dedicaram de corpo e alma a exemplos que acreditaram fossem justos; os cientistas que apontaram novas rotas para o melhoramento humano sempre foram tidos como grandes, quando seus pensamentos conseguiram despertar a atenção e fazer que se percebesse o bem que continham.

Em quantas mentes a luz desses pensamentos penetrou? Quantas foram fecundadas pela semente de extraordinárias concepções da inteligência, nas quais eles participaram com todo o poder de sua influência criadora?

Eis explicada a herança do pensamento. Vamos agora nos referir aos que, herdando o pensamento de celebridades universais – como veículo influente que permite sua maior expansão –, deram motivo a que germinassem os conhecimentos em épocas florescentes, estendendo-se os benefícios por todos os âmbitos do mundo.

Assim, os descobrimentos da ciência tiveram seus continuadores, os quais, em heróicas jornadas e numa leal consagração à causa da humanidade, mereceram participar da glória de seus principais inspiradores, cujos nomes pluralizaram ao serem chamados os Pasteurs, os Newtons, os Ehrlichs, os Marconis, etc. Tais menções, por outro lado, implicam o reconhecimento da autoridade dos dignos herdeiros daqueles pensamentos benfeitores, que tantos serviços prestaram à humanidade.

Poderão nos perguntar, ainda, o que é que com maior força pode vincular as mentes aos pensamentos de elevada hierarquia de eminências que existiram ou existem, cuja capacidade ficou evidenciada por suas produções de elevado valor moral, científico ou de qualquer outra espécie, e nós responderemos sem a menor dúvida: o exemplo.

Esta é a expressão inconfundível e mais acertada com que se pode reconhecer a legitimidade dessa herança.

Trechos extraídos da Coletânea da Revista Logosofia, tomo 3, p. 83

2 comentários:

  1. Janara, bom dia! Diversas vezes me perguntei como ensinar um filho a ter defesas mentais, selecionar seus pensamentos e fazer opção pelos melhores, tomar decisões com discernimento, cuidar para não ser influenciado pelos outros etc. Buscava também saber como ele poderia vincular sua mente a pensamentos de hierarquia mais elevada que os comumente difundidos no mundo de hoje? Estudando o tema Herança do pensamente e buscando algo na internet para complentar minhas pesquisas me deparei com seu blog. Já tinha lido este artigo da coletânea da Revista Logosofia, reli aqui e consegui extrair mais e mais elementos, o principal deles é que meu exemplo de conduta é o melhor veículo para levar ao meu filho pensamentos melhores.
    Obrigada por sua colaboração para minha compreensão, um abraço, com afeto, Denise (denisetrp@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise td bem e vc?
    Que bacana! Vc é de qual filial? Botafogo?
    Sou uma buscadora também, como deve ter notado eu reúno muitos conceitos de várias mentes aqui nesse blog, modelo à minha vida de acordo com afinidades... A Logosofia tem sido fundamental nos meus processos, um dia, quando eu decidir ser mãe espero estar mais preparada para poder auxiliar meu filho dessa forma, muito bonito esse seu esforço, parabéns, seu filho tem muita sorte!
    Com afeto, Janara.

    ResponderExcluir